Sobre Alegria e Esperança: pensar a docência no diálogo entre Paulo Freire e Spinosa

Authors

  • Alessandro Melo Universidade Estadual de Ponta Grossa. Brasil Author
  • Juliano Peroza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, campus Irati. Brasil Author

DOI:

https://doi.org/10.14201/fde.22211

Keywords:

Paulo Freire; Baruch de Spinosa; Docência; Pedagogia Libertadora; Alegria e Esperança.

Abstract

O objetivo deste ensaio é explorar as potencialidades do diálogo entre Paulo Freire e Baruch de Spinosa a respeito dos conceitos de alegria e esperança, e, ainda, de como estes são fundamentais para se pensar a prática docente na perspectiva libertadora, que é sempre dodiscência, ou seja, troca entre quem aprende e quem ensina. Trata-se de uma pesquisa teórica e exploratória, com o fim de auxiliar em práticas educativas libertadoras, a partir de uma homenagem ao «Patrono da Educação Brasileira», especialmente na Pedagogia da Autonomia. Para Spinosa, os seres humanos são seres de afeto, ou seja, que se constituem nas relações, afetados por outros, e estes afetos podem ampliar ou reduzir nossas possibilidades de ação. A alegria é um afeto que amplia nossa potência de agir, sendo a tristeza o oposto disso. E a esperança é a alegria, desta mesma forma, porém, margeada pela dúvida de que algo possa ocorrer. A docência vincula-se com a alegria e a esperança, em Paulo Freire, porque que a alegria é o encontro de duas esperanças que se comunicam fecundamente e interagem para se expandir. O artigo está dividido em duas partes: na primeira trazemos as reflexões spinosanas sobre alegria e esperança. Na segunda aprofundamos o cerne da discussão, que é esta concepção de alegria e esperança na docência, pela via de Paulo Freire.

Downloads

Published

2024-12-31

Issue

Section

Articles

How to Cite

Sobre Alegria e Esperança: pensar a docência no diálogo entre Paulo Freire e Spinosa. (2024). Foro De Educación, 22(2). https://doi.org/10.14201/fde.22211

Similar Articles

1-10 of 344

You may also start an advanced similarity search for this article.