e-ISSN: 1698-7802
DOI prefix: 10.14516/fde
“Foro de Educación founded (2003) and directed (2003-till date) by José Luis Hernández Huerta, and published by FahrenHouse (2003-till date). FahrenHouse: Salamanca, España
Neste artigo apresentamos uma pesquisa bibliográfica focalizada nas contribuições de dois intelectuais da América Latina: José Carlos Mariátegui, quem desde o Peru elaborou, nas primeiras décadas do século XX, um marxismo original latino-americano e José Ángel Quintero Weir, indígena añuu contemporâneo, professor universitário, quem resgata a sensibilidade e cosmovisão dessa etnia para problematizar a educação. Através do estudo da obra desses autores e seus comentaristas, somadas a indagações em materiais audiovisuais, elaboramos uma linha argumental que propõe pensar a emergência de ideias contra hegemônicas que se formam na América Latina, em oposição aos projetos educacionais dos Estados modernos. Essas ideias conformam uma perspectiva à que denominamos indo-americanismo educacional, que reivindica o resgate de uma originalidade distintiva dos povos ameríndios, atravessada por suas formas particulares de conhecer e produzir conhecimento. Através dela, o fazer comunidade, a autonomia e autoformação e o conhecimento de nós mesmos e de nossa história, se constituem em princípios que interrogam a educação contemporânea.
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e-ISSN: 1698-7802
DOI prefix: 10.14516/fde
“Foro de Educación founded (2003) and directed (2003-till date) by José Luis Hernández Huerta, and published by FahrenHouse (2003-till date). FahrenHouse: Salamanca, España
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