Por uma educação extra muro: Decolonialidade e Educação nas obras de José Carlos Mariátegui e José Ángel Quintero Weir

Autores/as

  • Fernando Carreira Autor/a
  • Mónica de la Fare Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Brasil Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.14201/fde.22205

Palabras clave:

Mariátegui; Quinteiro Weir; Educação; Culturas Ameríndias; América Latina

Resumen

Neste artigo apresentamos uma pesquisa bibliográfica focalizada nas contribuições de dois intelectuais da América Latina: José Carlos Mariátegui, quem desde o Peru elaborou, nas primeiras décadas do século XX, um marxismo original latino-americano e José Ángel Quintero Weir, indígena añuu contemporâneo, professor universitário, quem resgata a sensibilidade e cosmovisão dessa etnia para problematizar a educação. Através do estudo da obra desses autores e seus comentaristas, somadas a indagações em materiais audiovisuais, elaboramos uma linha argumental que propõe pensar a emergência de ideias contra hegemônicas que se formam na América Latina, em oposição aos projetos educacionais dos Estados modernos. Essas ideias conformam uma perspectiva à que denominamos indo-americanismo educacional, que reivindica o resgate de uma originalidade distintiva dos povos ameríndios, atravessada por suas formas particulares de conhecer e produzir conhecimento. Através dela, o fazer comunidade, a autonomia e autoformação e o conhecimento de nós mesmos e de nossa história, se constituem em princípios que interrogam a educação contemporânea.

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Publicado

2024-12-31

Número

Sección

Articles

Cómo citar

Por uma educação extra muro: Decolonialidade e Educação nas obras de José Carlos Mariátegui e José Ángel Quintero Weir. (2024). Foro De Educación, 22(2). https://doi.org/10.14201/fde.22205

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