Complexidade e transdisciplinaridade como filosofía educativa na formação profissional dos docentes: elos da teoriação polilógica

Authors

  • Dante Augusto Galeffi Universidade Federal de Bahia, Brasil Author
  • Javier Collado-Ruano Universidade Nacional de Educação, Ecuador Author
  • Florent Pasquier Universidade de Sorbonne, Francia Author

DOI:

https://doi.org/10.14201/fde.22209

Keywords:

formação profissional docente; filosofia da educação; pedagogia da complexidade; educação transdisciplinar; teoriação polilógica

Abstract

O objetivo deste artigo é refletir filosoficamente sobre a formação professional docente a partir dos fundamentos epistemológicos da Teoriação Polilógica proposta por Galeffi, que se apoia na metodologia transdisciplinar de Nicolescu e no pensamento complexo de Morin. Contextualizada no campo da filosofia da educação, a pesquisa usa uma metodologia qualitativa de caráter exploratório para abordar o perfil profissional dos docentes do século XXI. Como resultado, o trabalho discute como a teoriação polilógica melhora o perfil profissional dos docentes a partir da sua visão pedagógica da complexidade e das suas práticas de educação transdisciplinar. Conclui com a necessidade de um repensar contínuo e interdependente de como formar docentes que formam na cidadania que responda aos problemas civilizatórios atuais.

Downloads

Published

2024-12-31

Issue

Section

Articles

How to Cite

Complexidade e transdisciplinaridade como filosofía educativa na formação profissional dos docentes: elos da teoriação polilógica. (2024). Foro De Educación, 22(2). https://doi.org/10.14201/fde.22209

Similar Articles

1-10 of 201

You may also start an advanced similarity search for this article.