Complexidade e transdisciplinaridade como filosofía educativa na formação profissional dos docentes: elos da teoriação polilógica

Autores/as

  • Dante Augusto Galeffi Universidade Federal de Bahia, Brasil Autor/a
  • Javier Collado-Ruano Universidade Nacional de Educação, Ecuador Autor/a
  • Florent Pasquier Universidade de Sorbonne, Francia Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.14201/fde.22209

Palabras clave:

formação profissional docente; filosofia da educação; pedagogia da complexidade; educação transdisciplinar; teoriação polilógica

Resumen

O objetivo deste artigo é refletir filosoficamente sobre a formação professional docente a partir dos fundamentos epistemológicos da Teoriação Polilógica proposta por Galeffi, que se apoia na metodologia transdisciplinar de Nicolescu e no pensamento complexo de Morin. Contextualizada no campo da filosofia da educação, a pesquisa usa uma metodologia qualitativa de caráter exploratório para abordar o perfil profissional dos docentes do século XXI. Como resultado, o trabalho discute como a teoriação polilógica melhora o perfil profissional dos docentes a partir da sua visão pedagógica da complexidade e das suas práticas de educação transdisciplinar. Conclui com a necessidade de um repensar contínuo e interdependente de como formar docentes que formam na cidadania que responda aos problemas civilizatórios atuais.

Descargas

Publicado

2024-12-31

Número

Sección

Articles

Cómo citar

Complexidade e transdisciplinaridade como filosofía educativa na formação profissional dos docentes: elos da teoriação polilógica. (2024). Foro De Educación, 22(2). https://doi.org/10.14201/fde.22209

Artículos similares

1-10 de 201

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.